sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Feminismo e Liberdade Sexual



Pitty há tempos vem usando Anitta como exemplo para expor suas ideias que partem do movimento feminista. A roqueira, ao ver comentários - principalmente de garotas - sobre as roupas curtas e comportamento da cantora POP, chamou atenção para o assunto em Março desse ano, postando em seu Blog o texto Seu corpo é seu. O assunto foi ampliado em uma entrevista para a MTV, exibida no dia 13 de junho (vídeo abaixo).

O programa Altas Horas gravado no dia 03 de Dezembro, para inovar, apostou na proposta de uma plateia completamente masculina e as convidadas mulheres que se destacam em suas profissões, em vários segmentos (música, cinema, esportes etc), dentre as convidadas estavam justamente Pitty e Anitta, que debateram sobre o assunto (assista aqui).

No mesmo dia 03, foi divulgada uma pesquisa revelando dados sobre machismo.
A pesquisa constatou que 96% afirmam viver em uma sociedade machista.
68% dizem achar errado a mulher ir para a cama no primeiro encontro.
76% criticam aquelas que têm vários "ficantes".
80% afirmam que a mulher não deve ficar bêbada em festas ou baladas.
Antes mesmo de ir ao ar, o debate já tinha tomado conta de várias páginas na Internet mas quando o programa foi exibido pela rede Globo, no último sábado, dia 06, foi que o assunto virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais, gerando diversos memes, vídeos de resposta e até tema de festa em São Paulo. Pitty, que entrou no debate para combater o machismo inconsciente de diversas mulheres, saiu como "Vencedora" de uma briga, mas esclarece que o papo é outro: "uma coisa que achei legal sobre o lance da semana passada foi a quantidade de textos, ensaios, etc. ampliar o debate é sempre massa [...] e mores, se não ficou claro: ninguém "sambou", "lacrou", "pisou". a ideia aqui é outra, beeem outra." via Twitter.

E pra quem ainda acha que o feminismo é coisa do passado, a Rede TV mostrou nessa terça-feira um vídeo em que Jair Bolsonaro diz à deputada Maria do Rosário, dentre outras, a frase que chocou muitos brasileiros: "Não estupro porque você não merece" (vídeo abaixo).


Convidamos você a participar do Debate em nosso grupo :)

2 comentários: