sábado, 12 de março de 2011

{Des} Mascarados a 8 Anos



Era galgada uma promessa de inovação à tempos, que nunca surgia.
Cenário musical: axé, pagode, pop. Letras sem expressão, sem marca, sem atitude e sem criatividade. Melodias padrões, mesmas batidas, mesmos corais, mesmos "mexe-mexe e bole-boles".
Dia 12 de março de 2003, um clipe estranho, bizarro entrava no ar, em rede nacional. Imagens subversivas, junto de uma melodia e uma letra que se não fosse pelas palavras em português poderiam ser facilmente tomadas como um produto gringo. Mas não era, nem produto e muito mesnos gringo. Era arte.
Era vagamente reconhecida por um barulho indistinto tomadas por algumas radios nada comercias Brasil a fora.
Vocal estritende. Riffs e batidas pesadas. Letra tal qual; tapa na cara; com referências e algo a dizer. Com uma identidade.
A música: Máscara. A banda: Pitty.
Ali, onde nada parecia surtir efeito nas mentes e nos ouvidos, surgiu um hino de uma geração. Surgiu quem gritasse: "tire a máscara que cobre o seu rosto".
E 8 anos depois, com mais desmacarados a cada dia, com mais atitude, e mais arte a caminho, Máscara se consolida como o grito de uma geração, não só roqueira, mas pensante, não alienada e que assim como a letra, sabe que não adianta ser só mais um bonitinho; que o importante é ser você mesmo, mesmo que seja estranho, que seja bizarro; o importante é sempre e eternamente ser você.
De todos nós fãs de carne, osso e coração; a todos nós e a banda Pitty (Martin, Priscila, Duda, Joe e Bruno) ao produtor Rafael Ramos, ao diretor do clipe Maurício Eça, a Deck Disc e ao empresario da banda Lobatto, por acreditarem no que era necessário, por mostrarem que quando se confia na arte ela aparece, se estabelece e se desmascara. A vocês {Des}mascarados: Parabéns!

Em comemoração:
Post novo no O Boteco: Clique Aqui .
Materia do site Rock Em geral na epoca do lançamento de Mascara: Leia apartir do 3° paragrafo .
e no twitter: usem a tag #mascara8anos

(Tipografia toda feita com a letra de Máscara pela designer Débora Falabella ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário