terça-feira, 30 de julho de 2013

Hoje Cedo - Novo Som do Emicida com Part. de Pitty


'A sociedade vende Jesus, por que não ia vender rap?'




Com frases de efeito e extremamente criticas como esta, Emicida acaba de liberar no dia 30 de Julho mais uma faixa que integrará seu novo Álbum ainda sem nome - primeiro de fato de sua carreira, já que os outros disponíveis são apenas coletâneas e mixtapes, Ep’s e somente em caráter virtual- que chega as lojas em agosto deste ano. A faixa se chama ‘Hoje Cedo’ composição de Emicida e Felipe Vassão, com participação de ninguém menos que Pitty.

Segundo Pitty quando Evandro Fioti – vice-presidente da Laboratório Fantasma gravadora responsável pelos sons do Emicida- entrou em contato com ela, para a possível parceria, a identificação dela com a letra foi imediata.

E é assustador a maneira que no geral, as musicas com que Pitty empresta sua voz, tem total ‘encaixe’ com sua personalidade e verdade.

Com Hoje Cedo não é diferente. A letra que versa num contexto geral sobre a dificuldade de se estabelecer diante de seu sonho, buscar a responsabilidade e coragem de enfrentar o mundo em prol de sua própria verdade, ainda consegue num plano maior ser extremamente acida e relevante quanto a critica social e política/comportamental que faz da nossa sociedade atual. Ele ataca para todos os lados, para a igreja, para a política atual e passada e suas consequências no nosso presente. Versa sobre o medo de perder a direção ao ser taxado. E isso Emicida e Pitty entendem bem, uma vez que ambos cada qual eu seu nicho priori de gênero musical e artístico são constantemente alvos de criticas e discriminações, julgamentos pré estabelecidos daqueles que só veem sua fama e o mainstream.

Onde ainda há pessoas que pensam que Rap e Rock só o são de fato quando não se misturam com nenhuma outra vertente e quando não aceitam usar tal arte para o próprio sustento, quando se torna mainstream, quando alcança muito mais que a rua e os becos, vira porcaria. Hoje Cedo é um tapa na cara de tal mentalidade ignorante(no sentido de falta de informação e entendimento do que realmente é o Rap e o Rock, muito alem de guitarras e rimas).

Numa melodia mista carregada de peso e acordes épicos.
A faixa inicia-se com os vocais suaves de Pitty, numa espécie de cantiga, com alguns acordes de piano melancólico.

Em seguida entra Emicida com seu discurso, literalmente ministrando a cerimônia de Ode à vida urbana artística dos becos da musica. Com intervalos entre samples e beats fortes e marcantes que lembram demais a influencia tão conhecida dos Racionais Mc, Emicida entoa suas palavras cada vez mais altas de forma exasperada e intensa, e quando Pitty se junta a ele para entoar o refrão, ela volta no mesmo tom visceral de Emicida e é ai que a faixa explode sem possibilidades de erros ou contensão. Daí ate o final é uma porrada!
Daí para frente são referências e alusões das mais variadas formas, com incontáveis interpretações, inclusive uma citação a Amy Winehouse, quando a letra trás a tona a crise existencial que muitos vivem incompreendidos em sua procura sem caminho. É uma fusão de beleza e peso, sem nada de politicamente correto.
Apesar disso a faixa tem um potencial radiofônico muito interessante o que lhe rendera boa disseminação com certeza pelas rádios do país. É irônico e isso só prova a força da faixa que surpreende a cada nova audição.

A faixa foi apresentada como novo single de Emicida o que provavelmente significa que ganhara um clipe em breve.

Quando Dois artistas tão distintos, conhecidos por suas letras engajadas e pelo sucesso que alcançaram num nicho tão enraizadamente dos guetos esquecidos, conseguem difundir suas ideias, suas reflexões e ainda assim respeitar sua arte e ‘ a rua de onde vieram’ honrando seus mestres, sem virar as costas ao futuro, é motivo suficiente para parar e prestar atenção no mínimo.

Uma musica ‘foda’ sem duvidas e que não merece mais nenhum minuto de espera para ser ouvida, reouvida- e baixada alias gratuitamente, pelo sistema PagSocial, onde se troca divulgação com um post no Twitter ou Facebook em troca da musica-:



''Hoje cedo 

Quando eu acordei e não te vi
Eu pensei em tanta coisa
Tive medo
Ah, como eu chorei, eu sofri
Em segredo
Tudo isso
Hoje cedo''





Links para audição da faixa:

Compre a faixa e fortaleça a música independente:
clique aqui

Download: Troque por uma menção nas suas redes sociais: clique aqui

Ouça no Soundcloud: clique aqui




Para quem quiser dar uma força na divulgação, utilizem no Twitter a tag  #HojeCedoEmicidaePitty

**Atualização**:

O nome do disco do Emicida foi divulgado dia 01 de agosto e se chamara "O Glorioso Retorno De Quem Nunca Esteve Aqui". E a faixa "Hoje Cedo" em apenas dois dias, ultrapassou a marca das 100 mil visualzões do youtube.