terça-feira, 30 de julho de 2013

Hoje Cedo - Novo Som do Emicida com Part. de Pitty


'A sociedade vende Jesus, por que não ia vender rap?'




Com frases de efeito e extremamente criticas como esta, Emicida acaba de liberar no dia 30 de Julho mais uma faixa que integrará seu novo Álbum ainda sem nome - primeiro de fato de sua carreira, já que os outros disponíveis são apenas coletâneas e mixtapes, Ep’s e somente em caráter virtual- que chega as lojas em agosto deste ano. A faixa se chama ‘Hoje Cedo’ composição de Emicida e Felipe Vassão, com participação de ninguém menos que Pitty.

Segundo Pitty quando Evandro Fioti – vice-presidente da Laboratório Fantasma gravadora responsável pelos sons do Emicida- entrou em contato com ela, para a possível parceria, a identificação dela com a letra foi imediata.

E é assustador a maneira que no geral, as musicas com que Pitty empresta sua voz, tem total ‘encaixe’ com sua personalidade e verdade.

Com Hoje Cedo não é diferente. A letra que versa num contexto geral sobre a dificuldade de se estabelecer diante de seu sonho, buscar a responsabilidade e coragem de enfrentar o mundo em prol de sua própria verdade, ainda consegue num plano maior ser extremamente acida e relevante quanto a critica social e política/comportamental que faz da nossa sociedade atual. Ele ataca para todos os lados, para a igreja, para a política atual e passada e suas consequências no nosso presente. Versa sobre o medo de perder a direção ao ser taxado. E isso Emicida e Pitty entendem bem, uma vez que ambos cada qual eu seu nicho priori de gênero musical e artístico são constantemente alvos de criticas e discriminações, julgamentos pré estabelecidos daqueles que só veem sua fama e o mainstream.

Onde ainda há pessoas que pensam que Rap e Rock só o são de fato quando não se misturam com nenhuma outra vertente e quando não aceitam usar tal arte para o próprio sustento, quando se torna mainstream, quando alcança muito mais que a rua e os becos, vira porcaria. Hoje Cedo é um tapa na cara de tal mentalidade ignorante(no sentido de falta de informação e entendimento do que realmente é o Rap e o Rock, muito alem de guitarras e rimas).

Numa melodia mista carregada de peso e acordes épicos.
A faixa inicia-se com os vocais suaves de Pitty, numa espécie de cantiga, com alguns acordes de piano melancólico.

Em seguida entra Emicida com seu discurso, literalmente ministrando a cerimônia de Ode à vida urbana artística dos becos da musica. Com intervalos entre samples e beats fortes e marcantes que lembram demais a influencia tão conhecida dos Racionais Mc, Emicida entoa suas palavras cada vez mais altas de forma exasperada e intensa, e quando Pitty se junta a ele para entoar o refrão, ela volta no mesmo tom visceral de Emicida e é ai que a faixa explode sem possibilidades de erros ou contensão. Daí ate o final é uma porrada!
Daí para frente são referências e alusões das mais variadas formas, com incontáveis interpretações, inclusive uma citação a Amy Winehouse, quando a letra trás a tona a crise existencial que muitos vivem incompreendidos em sua procura sem caminho. É uma fusão de beleza e peso, sem nada de politicamente correto.
Apesar disso a faixa tem um potencial radiofônico muito interessante o que lhe rendera boa disseminação com certeza pelas rádios do país. É irônico e isso só prova a força da faixa que surpreende a cada nova audição.

A faixa foi apresentada como novo single de Emicida o que provavelmente significa que ganhara um clipe em breve.

Quando Dois artistas tão distintos, conhecidos por suas letras engajadas e pelo sucesso que alcançaram num nicho tão enraizadamente dos guetos esquecidos, conseguem difundir suas ideias, suas reflexões e ainda assim respeitar sua arte e ‘ a rua de onde vieram’ honrando seus mestres, sem virar as costas ao futuro, é motivo suficiente para parar e prestar atenção no mínimo.

Uma musica ‘foda’ sem duvidas e que não merece mais nenhum minuto de espera para ser ouvida, reouvida- e baixada alias gratuitamente, pelo sistema PagSocial, onde se troca divulgação com um post no Twitter ou Facebook em troca da musica-:



''Hoje cedo 

Quando eu acordei e não te vi
Eu pensei em tanta coisa
Tive medo
Ah, como eu chorei, eu sofri
Em segredo
Tudo isso
Hoje cedo''





Links para audição da faixa:

Compre a faixa e fortaleça a música independente:
clique aqui

Download: Troque por uma menção nas suas redes sociais: clique aqui

Ouça no Soundcloud: clique aqui




Para quem quiser dar uma força na divulgação, utilizem no Twitter a tag  #HojeCedoEmicidaePitty

**Atualização**:

O nome do disco do Emicida foi divulgado dia 01 de agosto e se chamara "O Glorioso Retorno De Quem Nunca Esteve Aqui". E a faixa "Hoje Cedo" em apenas dois dias, ultrapassou a marca das 100 mil visualzões do youtube.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Quando Você chegar - Um Adeus a Peu Sousa



No ultimo dia 5 de maio de 2013, a musica brasileira se viu órfão de musico. uma família se viu órfão de um pai, de um marido, de um sobrinho, um primo, um amigo. O rock nacional se viu órfão de um guitarrista. E todos os fãs e admiradores se viram órfãos de um homem: Pedro Sérgio dos Santos Maia de Souza, mais conhecido como Peu Sousa.

Peu Sousa iniciou junto de Pitty, fez parte da primeira formação da banda. Ele é responsável pelos riffs que equalizaram todos nós na mesma frequência em Equalize. Conhecido pelo seu jeito meio louco e extremamente impulsivo, nos shows da banda Peu sempre demonstrava estar conectado com sua guitarra, do inicio ao final dos shows. Em meados de 2004, Peu se desligou da banda, para integrar um projeto chamado "Nove Mil Anjos" que contava com a participação de Junior Lima da ex dupla Sandy e Junior; e Champignon, ex baixista da banda Charlie Brown Jr.

Filho de Janete Galvão e enteado de Luiz Galvão — ex-integrante dos Novos Baianos —, Peu cresceu em um ambiente musical e começou a tocar aos sete anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão. Aos onze, ganhou sua primeira guitarra e montou uma banda chamada Tritomia, com a qual chegou a fazer uma apresentação. Aos 14 anos fez sua primeira gravação em estúdio, como participação junto à banda de pop rock Cravo Negro, de Salvador. No mesmo ano, gravou suas primeiras músicas autorais junto com a banda Bizarre Joe, a qual chegou a abrir shows da banda Úteros em Fúria, na qual Peu trabalhou como roadie.


Em 1995 formou a banda Dois Sapos e Meio, que frequentava a cena underground de Salvador, da qual participou de dois shows, e depois entrou na banda paulista Pin Ups, com a qual excursionou durante um ano. Voltou para Salvador e retomou a Dois Sapos e Meio até o final de 1999. Nesta época, com 19 anos, excursionou acompanhando Carlinhos Brown, com quem chegou a tocar em cima do trio elétrico, e após o que montou a banda Diga Aí Chefe!, onde também era o vocalista. Em um projeto paralelo, acompanhou a cantora baiana Rebecca Matta. Nesta época, também acompanhou seu padrasto Luiz Galvão em show solo e em algumas apresentações com os Novos Baianos.

Mas foi somente com Pitty que seu nome ficou conhecido no cenário nacional, como guitarrista do álbum Admirável Chip Novo. Ao sair da banda, foi convidado para tocar com DeFalla e Marcelo D2.

Em janeiro de 2005 formou a banda Trêmula, que foi indicada ao MTV Video Music Brasil como banda revelação, com o clipe "Selvagens Procurando Lei". Nesta época, produziu oito faixas do álbum Fim da Trégua da banda Medula.

Em 2009 participou do show da campanha Criança Esperança, que tinha 40 guitarristas no palco, entretanto, as duas únicas guitarras ligadas eram a de Peu e a de Edgar Scandurra.

Seu último trabalho, aos 32 anos, foi com a banda Nove Mil Anjos.

Peu foi encontrado morto, enforcado com um cinto no quarto de sua casa em Salvador onde morava com sua esposa e dois filhos. A policia fechou o inquérito policial como suicídio.

Não se sabe o motivo claro que pode ter levado ele a esse extremo, mas não importa realmente.
O que importa é que o país, seus fãs e admiradores, e nós do FCO Pitty Em Sampa, sentimos profusamente esta perda, não só por tudo que ele nos legou na banda, mas pelo grande talento incontestável que Peu foi e que ainda teria muita arte para nos oferecer, a nós e ao mundo.

Esse artigo alem de informativo, cabe como uma nota e homenagem ao nome, pessoa e artista que foi Peu Sousa, durante seus 35 anos de idade. Onde sabemos que sua musica, seu som, sua marca estará sempre viva em cada um que o admirou e que permitiu que suas notas e verdades entrasse nos ouvidos e em cada sensação que sua musica pode produzir.

A família nossas condolências e desejo de força. Aos fãs nosso amparo. E a musica, nossos pêsames.
E aos céus e ao além, nosso respeito por ter recebido mais um gênio entre tantos que devem estar fazendo o que Peu mais gostava de fazer: um belo show de rock.





*Titulo referente a uma musica da Banda Novos Baianos de mesmo nome, que foi escolhida como homenagem no enterro de Peu Sousa no ultimo dia 7 de Maio.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Resumão Pitty - Reinstalando o Sistema

Assim como a Banda, o Pitty em Sampa esta ajeitando a casa, tirando a poeira, reabrindo as frestas para um novo retorno de noticias e informações.
Em resumo, Reinstalando o Sistema.
E enquanto isso não ocorre, abaixo algumas informações, num pequeno resumão sobre Pitty e banda.



- No ultimo dia 02 de Abril, a Cantora Pitty foi internada no Hospital 9 de Julho em São Paulo, capital, após sentir fortes dores abdominais. Após uma sucessão de teorias e noticias falsas sobre seu quadro hospitalar, a unica confirmação é a de que ela precisou passar por uma transfusão de sangue e que seguiu internada num quarto na UTI por 5 dias. A recomendação medica era a de que ela precisava ficar em absoluto repouso, forçando-a assim a cancelar/adiar os últimos dois shows agendados do projeto paralelo Agridoce que ocorreriam no SESC Vila Mariana em São Paulo neste mesmo mês.
Pitty teve alta do hospital no dia 08 de Abril e atualmente se encontra em sua casa no centro de São Paulo, em fase de recuperação. Não foram divulgados informações sobre o que a cantora teve ate agora.



- Pitty está RUIVA.
Após postar uma foto em seu Instagram oficial com os cabelos em fase de descoloração, 

Pitty surgiu no Festival Lollapalooza - onde se apresentou com seu projeto paralelo o Agridoce na abertura do festival -  ruiva. A alguns ano, inicio da fase Anacrônico  Pitty já exibia os cabelos ruivos, num vermelho bem intenso. E aí; aprovaram a transformação?
Instagram da Pitty : PittyLeone



- E é oficial. Em declarações feitas pela própria cantora e por sua gravadora e produção, o Projeto Agridoce anunciou seu encerramento. O projeto continuara existindo, mas sera pausado sem data definida para retorno. O Motivo: a volta definitiva com sua formação de sempre ( Martin, Duda, Joe e Pitty) confirmada da banda ainda para esse ano de 2013. Atualmente Pitty - banda- esta em fase de composições e processo criativo. Não ha data certa para o novo álbum ser gravado e lançado, mas em nota da Na Moral produções, uma nova turnê da banda só acontecerá apos esse novo álbum existir. O que eles planejam ocorrer ainda esse ano.

- Neste mês de Abril é comemorado 10 anos do primeiro álbum de Pitty. O Admirável Chip Novo. E para comemorar, a Deck Disc acaba de produzir um relançamento deste álbum em vinil roxo de 180 gramas totalmente remasterizado. A pré-venda já esta rolando pela internet e você pode adquiri-lo através deste link >>Vinil Roxo o Lançamento oficial do vinil esta previsto para o dia 24 de Abril.
Além do lançamento em Vinil Roxo, é possível comprar o disco numa versão remasterizada que promete intensificar e dar uma sensação totalmente diferente do álbum, através do i Tunes Brasil, no link >> i Tunes
Ainda não se sabe se haverá algum tipo de apresentação, noites de autografo ou mesmo shows em comemoração do álbum por parte da banda. Mas na internet andam rolando campanhas de FCO's para um show de comemoração no Circo Voador. Nem banda, nem produção de Pitty se pronunciaram a respeito disso ainda, se é possível ou não.



- A Virada Cultural da Cidade de São Paulo ocorre nos dias 18 e 19 de Maio deste ano, e o site Catraca Livre, tem divulgado que Pitty estaria confirmada como uma das atrações do evento cultural. Porem em nota do Na Moral Produções, essa noticia foi desmentida. Segundo o Na Moral, Pitty a artista, não se apresentara no evento com sua banda, somente se apresentara no dia 25 de Maio em Bauru, com seu projeto paralelo o Agridoce, ao lado de Martin, na Virada Cultural do Estado de SP.


- Pitty participou a alguns meses atras da gravação do DVD em comemoração aos 75 anos de Martinho da Vila. O DVD com patrocínio do Itaú, que virá com 2 CDs, DVD, Bluray, uma biografia feita pelos discos, um fichário com partituras e aplicativos para tablets e smartphones; traz Pitty homenageando o cantor e compositor, interpretando a musica "Roda Ciranda" do clássico álbum de Martinho intitulado "Criações e recriações”, de 1985. Ouça no link a canção original: Roda Ciranda
O projeto será levado para estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro. 
O DVD que se chamará "Sambabook" ainda conta com participações de Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e Mart'nália.
Saiba mais através do site do projeto: http://sambabook.com.br/martinhodavila/





terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pitty na Virada Cultural 2013




A Tradicional Virada Cultural da Cidade de são Paulo acontece em Maio. E com a aproximação da data, eis que a organização do Catraca Livre junto a Secretaria da Cultura da Cidade e o site Guia da Semana, promoveram uma enquete/votação para saber quais dos 100 artistas mencionados o publico gostaria de ver no evento gratuito.
Há a opção de escolher quantos artistas quiser alem de adicionar algum nome de um artista/banda que não esteja ali na relação.

Na lista, nomes como Chico Buarque, Ceu, Criolo, Ney Matogrosso, Fresno, Ivete Sangalo e PITTY.

A Secretaria de Cultura da cidade se compromete a avaliar as indicações feitas pelos leitores do Catraca Livre. Vale lembrar que o resultado da votação será encaminhado aos organizadores do evento, mas pode ser que o artista não seja contratado para se apresentar no evento. A Secretaria não tem obrigação legal de contratar os primeiros colocados. Trata-se, portanto, de uma consulta para democratizar a escolha dos nomes.

Então bora começar o ano votando MUITO na banda Pitty para quem sabe vermos eles no evento?
Acesse através desse link : Votação Catraca Livre Virada Cultural 2013
e Compartilhe com quem puder nas redes sociais.
Enjoy!

sábado, 26 de janeiro de 2013

SEGURANÇA?

Ontem, dia 25 de janeiro de 2013, São Paulo estava linda, com vários shows e comemorações pelo aniversário dessa cidade linda porém cheia de defeitos que nós temos o direito e o dever de extinguir.

Como muitas pessoas sabem, o fã clube Pitty Em Sampa estava comemorando seis anos de existência e organizamos uma festa, como tradicionalmente já fazemos. Na busca de um local para celebrar o nosso momento, escolhemos o Bar Verde (Rua Peixoto Gomide, 145). A festa foi linda e poderia ter sido perfeita e a nossa melhor comemoração se não houvesse acontecido um episódio lamentável e injusto, no fim da mesma.

Acontece que minha mãe nos presentou com um bolo (lindo) de aniversário e chegando no Bar Verde, indicaram que não havia espaço apropriado para o bolo e o encaminharam para o Terraço do Leo (Rua Frei Caneca, 914). No fim da festa fomos buscá-lo para cantar parabéns e repartí-lo.

Acontece que dois seguranças do local (Terraço do Leo) além de nos tratar com ignorância, me agrediram - me deixando jogado e desacordado na calçada, além disso agrediram meu amigo Diego Ferreira além de agredirem uma mulher, amiga nossa, Rebeca Adissi.

Já fomos a delegacia e estamos tomando todas as medidas cabíveis.
Gostaria de pedir, a quem puder, compartilhar esse texto e mostrar à mais pessoas a injustiça cometida pelos dois seguranças que nem sei o nome.

Pois o nome mesmo diz: "segurança".
E por mais contraditório que seja, eu e meus amigos estávamos em segurança longe desses funcionários que deveriam garantir essa segurança para nós, frequentadores do bar.

Foi episódio lamentável, ninguém gostaria que tivesse acontecido, mas não podemos ficar quietos e simplesmente esquecer tudo isso. Temos que dar um basta.

PC Guimarães